SOBREVIVÊNCIA EMOCIONAL

Falar sobre “sobrevivência emocional” é falar sobre a criança desamparada… que traz uma configuração arquetípica, onde em cada cultura encontra sua roupagem. Na Grécia antiga nos deparamos com Dionísio e outros embora o mais famoso desamparado seja Édipo!

 


O antigo testamento nos apresenta Moisés , deixado nas águas e José, vendido pelos irmãos . Nos contos de fadas temos “João e Maria” e hoje , na era moderna temos uma série de representantes dessa criança desamparada: Harry Potter, Chihiro, e vários games japoneses que tanto fazem sucesso entre os pré adolescentes de todos os continentes!

Hoje a necessidade de encontrarmos essa Criança Interior faz parte da jornada do ser humano que busca tornar-se mais espontâneo e criativo. Nas palavras de Jung “A criança é o começo e o fim… A criança é tudo o que é abandonado e exposto e, ao mesmo tempo, divinamente poderoso. O início duvidoso, o final triunfante. A eterna criança no homem é uma experiência indescritível.”

Eneida Maciel Chamma - Escola de Psicodrama Entrenós/ Campo Grande MS

#paratodosverem imagem de fundo cinza com o tema de redes e internet com a logo oficial do 23º Congresso Brasileiro de Psicodrama: salto para o mundo em rede? nas cores vermelho, preto, laranja e azul. Logo abaixo texto informando sobre a live que acontecerá no dia 09 de dezembro de 2021 às 20h com as fotos dos participantes: Ana Cláudia Siebra, Rosa Cukier e Adriane Lobo