Orientação para Submissão
Cada participante deve realizar a sua inscrição preenchendo o formulário localizado na aba de inscrições.
Após a conclusão, o participante será direcionado para a sua área de inscrição, contendo dois campos: inscrição e trabalhos.
Primeiro efetive a inscrição para o evento. É necessário que o pagamento da taxa seja realizado.
Após a inscrição confirmada, é possível realizar a submissão clicando em trabalhos.
IMPORTANTE:
O participante só conseguirá submeter seus trabalhos após efetuar o pagamento da inscrição!
Orientação aos Autores
Mesa Redonda, Vivência, Aula, Em cena, Pôster, Escritos Psicodramáticos que concorrem ao Prêmio Febrap e Escritos Psicodramáticos que não concorrem ao Prêmio Febrap.
Orientação aos Autores
A Comissão Científica do 23º CBP solicita aos autores inscritos, apresentadores de trabalhos e diretores que se inscreverão em atividades no congresso, que sigam os formatos de escrita disponibilizados abaixo. É IMPORTANTE que também verifiquem as normas gerais de cada atividade que se encontram no REGULAMENTO GERAL DO 23º CBP e no específico REGULAMENTO DO PRÊMIO FEBRAP.
Solicitamos ainda que sejam indicados na inscrição dos trabalhos os materiais necessários. Não serão disponibilizados computadores no Congresso presencial. Cada apresentador deve levar o seu equipamento.
Tipos de Atividades (Presenciais/Vivenciais):
- - Plenárias de Abertura (com convidados)
- - Mesas redondas
- - Vivências
- - Aulas
- - Pôsteres (4 categorias)
- - Escritos Psicodramáticos (4 categorias)
- - Em Cena (prévios e locais)
Todos os textos propostos devem seguir a seguinte Formatação:
* Normas da APA (2012): Papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm). FONTE (Times New Roman, tamanho 12 para o texto, título, resumo, citações e referências. Com exceção para “Notas” com fonte tamanho 10).
NEGRITO, só é utilizado para dar ênfase a uma frase e/ou palavra. ITÁLICO é utilizado para palavras em língua estrangeira. MARGENS (Superior e esquerda, 3 cm. Inferior e direta, 2 cm). ESPAÇAMENTOS E ALINHAMENTOS (para o texto, deve-se iniciar com recuo na primeira linha em 1,25 cm, com alinhamento justificado, e espaçamento 1,5).
Para maiores detalhes, observar em link abaixo em anexo um resumo (Fecap, 2016) em português, da 6ª edição do Manual da APA (2012): https://www.fecap.br/biblioteca-manuais-e-templates/
Critérios para cada Atividade:
- MESA REDONDA COMPLETA
Um texto para cada apresentador, com 2 a 3 laudas.
* Indicar na ficha de inscrição e na proposta, qual a Modalidade (virtual ou presencial);
* Título em português com máximo de 100 caracteres (até 12 palavras);
* Nome completo dos Autores - máximo 3;
* Minicurrículo - no máximo 3 linhas;
* Habilitação FEBRAP (níveis I, II ou III);
* Federada;
* Resumo do Trabalho - Apresentar objetivos, procedimentos metodológicos, resultados e considerações finais, com no máximo 80 palavras;
* Palavras Chave - entre 3 e 5;
* Introdução;
* Desenvolvimento - incluir os procedimentos metodológicos, teoria, resultados/discussão e conclusões;
* Considerações finais;
* Referências;
* Equipamentos necessários (obs: facilitadores se responsabilizam por levarem materiais/recursos específicos - Não serão disponibilizados computadores no Congresso presencial).
* Seguir a Formatação padrão do Congresso acima descrita;
Sugestão de título para a mesa redonda.
- MESA REDONDA PROPOSTA INDIVIDUAL
Um texto para cada apresentador, com 2 a 3 laudas.
* Indicar na ficha de inscrição e na proposta, qual a Modalidade (virtual ou presencial);
* Título em português com máximo de 100 caracteres (até 12 palavras);
* Nome completo do Autor;
* Minicurrículo - no máximo 3 linhas;
* Habilitação FEBRAP (níveis I, II ou III);
* Federada;
* Resumo do Trabalho - Apresentar objetivos, procedimentos metodológicos, resultados e considerações finais, com no máximo 80 palavras;
* Palavras Chave - entre 3 e 5;
* Introdução;
* Desenvolvimento - incluir os procedimentos metodológicos, teoria, resultados/discussão e conclusões;
* Considerações finais;
* Referências;
* Equipamentos necessários (obs: facilitadores se responsabilizam por levarem materiais/recursos específicos - Não serão disponibilizados computadores no Congresso presencial);
* Seguir a Formatação padrão do Congresso acima descrita;
Sugestão de título para a mesa redonda.
- VIVÊNCIA
Até 2 laudas na Proposta de Ação.
* Indicar na inscrição e na proposta, a Modalidade de apresentação (virtual ou presencial);
* Título em português com máximo de 100 caracteres (até 12 palavras);
* Nome completo do Autor(a)(es);
* Habilitação FEBRAP (I, II ou III);
* Minicurrículo - no máximo 5 linhas;
* Federada;
* Nomes dos Egos Auxiliares (se houver);
* Objetivos;
* Desenvolvimento/Procedimentos metodológicos (condução prevista na vivência);
* Considerações finais;
* Número de participantes (vagas);
* Equipamentos necessários (Obs: Facilitadores se responsabilizam por levarem materiais/recursos específicos - Não serão disponibilizados computadores no Congresso presencial);
* Seguir a Formatação padrão do Congresso.
- AULA
Até 2 laudas na Proposta.
* Indicar a Modalidade (virtual ou presencial);
* Título/Tema da aula com máximo de 100 caracteres (até 12 palavras);
* Nome completo do Autor (a)(es);
* Nomes dos Egos Auxiliares (se houver);
* Minicurrículo - no máximo 5 linhas;
* Habilitação FEBRAP (II ou III);
* Federada;
* Objetivo Geral;
* Objetivos Específicos;
* Conteúdo Programático;
* Metodologia da aula;
* Equipamentos necessários (Obs: Facilitadores se responsabilizam por levarem materiais/recursos específicos - Não serão disponibilizados computadores no Congresso presencial);
* Referências;
* Seguir a Formatação padrão do Congresso.
- PÔSTER
Texto de até 2 laudas.
* Título em português com máximo de 100 caracteres (até 12 palavras);
* A apresentação só poderá ser na modalidade virtual;
* Autor(a) (es);
* Minicurrículo - no máximo 3 linhas;
* Habilitação FEBRAP (Estudantes ou níveis I, II ou III);
* Federada;
* Introdução - apresentar os objetivos;
* Desenvolvimento - incluir os procedimentos metodológicos, teoria, resultados/discussão e conclusões;
* Considerações finais;
* Referências;
* Identificação da escola federada e do orientador, se for o caso;
* Não deverá haver identificação de pessoas/instituições, sem o referido TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido);
* Também enviar o Projeto de Apresentação Gráfica: o material deverá conter frases curtas;
* As/os autoras/es que tiverem seus trabalhos pré-selecionados, serão comunicados posteriormente para que possam gravar um vídeo de até 7 minutos contendo a apresentação dos pontos mais relevantes do trabalho.
* Para gravação dos vídeos (de trabalhos pré-selecionados): Use um equipamento de gravação que você tenha familiaridade, como o celular/câmera ou programas de gravação do seu computador/notebook; Para as gravações no celular, recomendamos a posição horizontal e utilização de um suporte ou apoio em cima de livros/objetos, para garantir a estabilidade da imagem. A gravação deve acontecer, preferencialmente, em local bem iluminado e sem ruídos (alguns celulares possuem microfones com redução de ruídos, mas os microfones acoplados aos fones de ouvidos costumam captar áudios de maior qualidade, sendo mais recomendados para tal finalidade); posicione-se proporcionalmente na tela do celular ou do notebook de modo que apareça bem no ângulo escolhido (de corpo inteiro ou da cintura para cima); dê preferência a um fundo liso.
- CATEGORIA 1 - PÔSTERES BASEADOS EM TCCs
Trabalhos de conclusão de curso de formação em Psicodrama:
* Título;
* Abaixo do título, o nome do aluno autor do TCC;
* Em seguida o nome do psicodramatista orientador do trabalho;
* Pequena introdução apresentando a ideia do trabalho e os objetivos;
* Desenvolvimento - incluir os procedimentos metodológicos, teoria, resultados/discussão e conclusões;
* Considerações finais;
* Referências principais mínimas;
* Rodapé com minicurrículo do aluno e do orientador (máximo 3 linhas pra cada).
- CATEGORIA 2 - PÔSTERES BASEADOS EM PESQUISA DE METODOLOGIA PSICODRAMÁTICA CONCLUÍDA OU EM ANDAMENTO:
* Título;
* Abaixo do título, os nomes dos autores, sendo que necessariamente pelo menos dois terão que ser congressistas inscritos. No máximo seis autores;
* Introdução apresentando a investigação;
* Desenvolvimento - incluir os procedimentos metodológicos, teoria, resultados/discussão e conclusões (quando houver);
* Referências principais mínimas;
* Rodapé com minicurrículo dos autores (máximo 3 linhas pra cada).
- CATEGORIA 3 - PÔSTERES BASEADOS EM TRABALHO PRÁTICO COM O PSICODRAMA, DESENVOLVIDO OU EM DESENVOLVIMENTO:
* Título;
* Abaixo do título, os nomes dos autores, sendo que necessariamente pelo menos dois terão que ser congressistas inscritos. No máximo seis autores;
* Introdução apresentando a ideia do trabalho e os objetivos;
* Desenvolvimento - incluir os procedimentos metodológicos, teoria, resultados/discussão e conclusões;
* Referências principais mínimas;
* Rodapé com minicurrículo dos autores;
* Rodapé com autorização para publicação, quando forem usadas fotos de pessoas ou instituições que possam ser identificadas.
- CATEGORIA 4 - PÔSTERES BASEADOS EM ARTE E PSICODRAMA:
Esta categoria visa oportunizar a divulgação de trabalhos de arte de psicodramatistas:
* Título;
* Abaixo do título o nome do autor;
* Introdução apresentando a ideia do trabalho e os objetivos;
* Desenvolvimento - incluir os procedimentos metodológicos, teoria, resultados/discussão e conclusões (fotos, quando necessário). No trabalho artístico somente incluir introdução, objetivos, uma justificativa teórica (explicando a relação com o psicodrama), fotos, vídeos e um conceito ou tema central;
* Referências principais mínimas;
* Rodapé com minicurrículo do autor;
* Rodapé com autorização para publicação, quando forem usadas fotos de pessoas ou instituições que possam ser identificadas.
- ESCRITOS PSICODRAMÁTICOS - CONCORRENTES AO PRÊMIO FEBRAP
Alunos em formação do nível 1 e profissionais com Habilitação FEBRAP (níveis I, II ou III).
Categorias:
1. Artigo inédito de autoria de aluno nível I (ainda cursando).
2. Artigo inédito de alunos nos Níveis II e III (ainda cursando) e/ou titulados de nível I com até 05 anos de conclusão.
3. Artigo inédito de autoria de psicodramatistas com mais de 05 anos de titulação.
4. Produção Artística - fotos, esculturas, desenhos, poesias ou prosas que expressem artisticamente conceitos ou ideias morenianas. O texto deve apresentar consistência teórica para respaldar a arte.
5. Estudantes do nível 1.
Devem conter no mínimo 8 (oito) páginas, que correspondem a 16.250 caracteres com espaço, e no máximo 15 (quinze) páginas, que correspondem a 42.000 caracteres com espaço. O número de páginas inclui referências e resumo.
* Título em português com máximo de 100 caracteres (até 12 palavras);
* Escolher a modalidade de apresentação (virtual ou presencial);
* Resumo com no máximo 120 (cento e vinte) palavras;
* 3 a 5 palavras chave;
* Introdução com objetivos geral e específicos;
* Desenvolvimento do tema (metodologia, resultados e discussão), destacando-se os subtítulos, quando possível;
* Considerações finais ou conclusões;
* Referências;
* TCLE - Termo de Consentimento Livre e esclarecido, quando necessário;
* Equipamentos necessários. (Obs: Facilitadores se responsabilizam por levarem materiais/recursos específicos - Não serão disponibilizados computadores no Congresso presencial);
* OBS: O arquivo em anonimato será encaminhado para avaliação da Comissão Científica, conforme as normas publicadas no Regulamento. O arquivo completo contendo os nomes dos autores será utilizado para divulgações e anais do Congresso.
- ESCRITOS PSICODRAMÁTICOS - NÃO CONCORRENTES AO PRÊMIO FEBRAP
Alunos em formação do nível 1 e profissionais com Habilitação FEBRAP (níveis I, II ou III).
Devem conter no mínimo 8 (oito) páginas, que correspondem a 16.250 caracteres com espaço, e no máximo 15 (quinze) páginas, que correspondem a 42.000 caracteres com espaço. O número de páginas inclui referências e resumo.
Alunos em formação do nível 1 e profissionais com Habilitação FEBRAP (níveis I, II ou III).
* Título em português com máximo de 100 caracteres (até 12 palavras);
* Escolher a modalidade de apresentação (virtual ou presencial);
* Autor(a) (es);
* Minicurrículo - no máximo 3 linhas;
* Resumo com no máximo 120 (cento e vinte) palavras;
* 3 a 5 palavras chave;
* Introdução com objetivos geral e específicos.*Desenvolvimento do tema (metodologia, resultados e discussão), destacando-se os subtítulos, quando possível;
* Considerações finais ou conclusões;
* Referências;
* TCLE - Termo de Consentimento Livre e esclarecido, quando necessário;
* Equipamentos necessários (obs: facilitadores se responsabilizam por levarem materiais/recursos específicos - Não serão disponibilizados computadores no Congresso presencial).
- EM CENA:
Atos socionômicos realizados a partir do tema do Congresso cujas intervenções são socioeducacionais podendo envolver a saúde, a educação, a cultura sociopolítica, o esporte, a espiritualidade, as instituições empresariais e o terceiro setor - realizados na comunidade brasileira, por meio das modalidades presencial e/ou virtual, no período de 1º de abril de 2022 a 30 de agosto de 2022. O Em Cena local ocorrerá nos dias que antecedem Congresso e durante o mesmo, na cidade de São Paulo.
* Nome do Proponente;
* Federada;
* Modalidade da Apresentação (virtual ou presencial).
- DADOS DA VIVÊNCIA do Em Cena:
* Diretor (a)(es);
* Ego Auxiliar;
* Registrador;
* Quem são os Participantes?;
* Local;
* Cidade;
* Duração (horas);
* Data de realização;
* Nº de Participantes;
* Foco da vivência (psicoterápico ou socioeducacional);
* Título;
* Tema;
* Objetivo;
* Desenho da Proposta.
- ETAPAS:
* Aquecimento;
* Dramatização;
* Compartilhamento;
* Principais resultados e desdobramentos relacionados ao tema do Congresso: Salto para o mundo em rede?;
* Processamento (incluindo os principais pontos teóricos e técnicos utilizados durante a intervenção);
* Referências;
* Se desejar, incluir arquivo com fotos do tipo power point (ppt).
Cybele M. R. Ramalho
Coordenadora da Comissão Científica do 23º CBP.
23º Congresso Brasileiro de Psicodrama
02 a 07 de setembro de 2022
Programação
Confira a programação do 23° Congresso Brasileiro de Psicodrama.
Inscrições
Inscrições abertas! Clique aqui e garanta a sua. O presencial possui número de vagas limitadas
Regulamentos
Confira os regulamentos do 23° Congresso Brasileiro de Psicodrama.