23º Congresso Brasileiro de Psicodrama

Orientação para Submissão

Cada participante deve realizar a sua inscrição preenchendo o formulário localizado na aba de inscrições.

Após a conclusão, o participante será direcionado para a sua área de inscrição, contendo dois campos: inscrição e trabalhos.

Primeiro efetive a inscrição para o evento. É necessário que o pagamento da taxa seja realizado.

Após a inscrição confirmada, é possível realizar a submissão clicando em trabalhos.

1 arquivo + 1 Pôster + EM CENA
Em breve os prazos serão divulgados.

IMPORTANTE:
O participante só conseguirá submeter seus trabalhos após efetuar o pagamento da inscrição!


Orientação aos Autores

Mesa Redonda, Vivência, Aula, Em cena, Pôster, Escritos Psicodramáticos que concorrem ao Prêmio Febrap e Escritos Psicodramáticos que não concorrem ao Prêmio Febrap.

Em breve os prazos serão divulgados.
20/04/2022 (prorrogado)
15/07/2022
31/07/2022

Orientação aos Autores

A Comissão Científica do 23º CBP solicita aos autores inscritos, apresentadores de trabalhos e diretores que se inscreverão em atividades no congresso, que sigam os formatos de escrita disponibilizados abaixo. É IMPORTANTE que também verifiquem as normas gerais de cada atividade que se encontram no REGULAMENTO GERAL DO 23º CBP e no específico REGULAMENTO DO PRÊMIO FEBRAP.

Solicitamos ainda que sejam indicados na inscrição dos trabalhos os materiais necessários. Não serão disponibilizados computadores no Congresso presencial. Cada apresentador deve levar o seu equipamento.

Tipos de Atividades (Presenciais/Vivenciais):
  • - Plenárias de Abertura (com convidados)
  • - Mesas redondas
  • - Vivências
  • - Aulas
  • - Pôsteres (4 categorias)
  • - Escritos Psicodramáticos (4 categorias)
  • - Em Cena (prévios e locais)

Todos os textos propostos devem seguir a seguinte Formatação:

* Normas da APA (2012): Papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm). FONTE (Times New Roman, tamanho 12 para o texto, título, resumo, citações e referências. Com exceção para “Notas” com fonte tamanho 10).

NEGRITO, só é utilizado para dar ênfase a uma frase e/ou palavra. ITÁLICO é utilizado para palavras em língua estrangeira. MARGENS (Superior e esquerda, 3 cm. Inferior e direta, 2 cm). ESPAÇAMENTOS E ALINHAMENTOS (para o texto, deve-se iniciar com recuo na primeira linha em 1,25 cm, com alinhamento justificado, e espaçamento 1,5).

Para maiores detalhes, observar em link abaixo em anexo um resumo (Fecap, 2016) em português, da 6ª edição do Manual da APA (2012): https://www.fecap.br/biblioteca-manuais-e-templates/

Critérios para cada Atividade:

- MESA REDONDA COMPLETA

Um texto para cada apresentador, com 2 a 3 laudas.

* Indicar na ficha de inscrição e na proposta, qual a Modalidade (virtual ou presencial);

* Título em português com máximo de 100 caracteres (até 12 palavras);

* Nome completo dos Autores - máximo 3;

* Minicurrículo - no máximo 3 linhas;

* Habilitação FEBRAP (níveis I, II ou III);

* Federada;

* Resumo do Trabalho - Apresentar objetivos, procedimentos metodológicos, resultados e considerações finais, com no máximo 80 palavras;

* Palavras Chave - entre 3 e 5;

* Introdução;

* Desenvolvimento - incluir os procedimentos metodológicos, teoria, resultados/discussão e conclusões;

* Considerações finais;

* Referências;

* Equipamentos necessários (obs: facilitadores se responsabilizam por levarem materiais/recursos específicos - Não serão disponibilizados computadores no Congresso presencial).

* Seguir a Formatação padrão do Congresso acima descrita;

Sugestão de título para a mesa redonda.

- MESA REDONDA PROPOSTA INDIVIDUAL

Um texto para cada apresentador, com 2 a 3 laudas.

* Indicar na ficha de inscrição e na proposta, qual a Modalidade (virtual ou presencial);

* Título em português com máximo de 100 caracteres (até 12 palavras);

* Nome completo do Autor;

* Minicurrículo - no máximo 3 linhas;

* Habilitação FEBRAP (níveis I, II ou III);

* Federada;

* Resumo do Trabalho - Apresentar objetivos, procedimentos metodológicos, resultados e considerações finais, com no máximo 80 palavras;

* Palavras Chave - entre 3 e 5;

* Introdução;

* Desenvolvimento - incluir os procedimentos metodológicos, teoria, resultados/discussão e conclusões;

* Considerações finais;

* Referências;

* Equipamentos necessários (obs: facilitadores se responsabilizam por levarem materiais/recursos específicos - Não serão disponibilizados computadores no Congresso presencial);

* Seguir a Formatação padrão do Congresso acima descrita;

Sugestão de título para a mesa redonda.


- VIVÊNCIA

Até 2 laudas na Proposta de Ação.

* Indicar na inscrição e na proposta, a Modalidade de apresentação (virtual ou presencial);

* Título em português com máximo de 100 caracteres (até 12 palavras);

* Nome completo do Autor(a)(es);

* Habilitação FEBRAP (I, II ou III);

* Minicurrículo - no máximo 5 linhas;

* Federada;

* Nomes dos Egos Auxiliares (se houver);

* Objetivos;

* Desenvolvimento/Procedimentos metodológicos (condução prevista na vivência);

* Considerações finais;

* Número de participantes (vagas);

* Equipamentos necessários (Obs: Facilitadores se responsabilizam por levarem materiais/recursos específicos - Não serão disponibilizados computadores no Congresso presencial);

* Seguir a Formatação padrão do Congresso.


- AULA

Até 2 laudas na Proposta.

* Indicar a Modalidade (virtual ou presencial);

* Título/Tema da aula com máximo de 100 caracteres (até 12 palavras);

* Nome completo do Autor (a)(es);

* Nomes dos Egos Auxiliares (se houver);

* Minicurrículo - no máximo 5 linhas;

* Habilitação FEBRAP (II ou III);

* Federada;

* Objetivo Geral;

* Objetivos Específicos;

* Conteúdo Programático;

* Metodologia da aula;

* Equipamentos necessários (Obs: Facilitadores se responsabilizam por levarem materiais/recursos específicos - Não serão disponibilizados computadores no Congresso presencial);

* Referências;

* Seguir a Formatação padrão do Congresso.


- PÔSTER

Texto de até 2 laudas.

* Título em português com máximo de 100 caracteres (até 12 palavras);

* A apresentação só poderá ser na modalidade virtual;

* Autor(a) (es);

* Minicurrículo - no máximo 3 linhas;

* Habilitação FEBRAP (Estudantes ou níveis I, II ou III);

* Federada;

* Introdução - apresentar os objetivos;

* Desenvolvimento - incluir os procedimentos metodológicos, teoria, resultados/discussão e conclusões;

* Considerações finais;

* Referências;

* Identificação da escola federada e do orientador, se for o caso;

* Não deverá haver identificação de pessoas/instituições, sem o referido TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido);

* Também enviar o Projeto de Apresentação Gráfica: o material deverá conter frases curtas;

* As/os autoras/es que tiverem seus trabalhos pré-selecionados, serão comunicados posteriormente para que possam gravar um vídeo de até 7 minutos contendo a apresentação dos pontos mais relevantes do trabalho.

* Para gravação dos vídeos (de trabalhos pré-selecionados): Use um equipamento de gravação que você tenha familiaridade, como o celular/câmera ou programas de gravação do seu computador/notebook; Para as gravações no celular, recomendamos a posição horizontal e utilização de um suporte ou apoio em cima de livros/objetos, para garantir a estabilidade da imagem. A gravação deve acontecer, preferencialmente, em local bem iluminado e sem ruídos (alguns celulares possuem microfones com redução de ruídos, mas os microfones acoplados aos fones de ouvidos costumam captar áudios de maior qualidade, sendo mais recomendados para tal finalidade); posicione-se proporcionalmente na tela do celular ou do notebook de modo que apareça bem no ângulo escolhido (de corpo inteiro ou da cintura para cima); dê preferência a um fundo liso.

- CATEGORIA 1 - PÔSTERES BASEADOS EM TCCs

Trabalhos de conclusão de curso de formação em Psicodrama:

* Título;

* Abaixo do título, o nome do aluno autor do TCC;

* Em seguida o nome do psicodramatista orientador do trabalho;

* Pequena introdução apresentando a ideia do trabalho e os objetivos;

* Desenvolvimento - incluir os procedimentos metodológicos, teoria, resultados/discussão e conclusões;

* Considerações finais;

* Referências principais mínimas;

* Rodapé com minicurrículo do aluno e do orientador (máximo 3 linhas pra cada).

- CATEGORIA 2 - PÔSTERES BASEADOS EM PESQUISA DE METODOLOGIA PSICODRAMÁTICA CONCLUÍDA OU EM ANDAMENTO:

* Título;

* Abaixo do título, os nomes dos autores, sendo que necessariamente pelo menos dois terão que ser congressistas inscritos. No máximo seis autores;

* Introdução apresentando a investigação;

* Desenvolvimento - incluir os procedimentos metodológicos, teoria, resultados/discussão e conclusões (quando houver);

* Referências principais mínimas;

* Rodapé com minicurrículo dos autores (máximo 3 linhas pra cada).

- CATEGORIA 3 - PÔSTERES BASEADOS EM TRABALHO PRÁTICO COM O PSICODRAMA, DESENVOLVIDO OU EM DESENVOLVIMENTO:

* Título;

* Abaixo do título, os nomes dos autores, sendo que necessariamente pelo menos dois terão que ser congressistas inscritos. No máximo seis autores;

* Introdução apresentando a ideia do trabalho e os objetivos;

* Desenvolvimento - incluir os procedimentos metodológicos, teoria, resultados/discussão e conclusões;

* Referências principais mínimas;

* Rodapé com minicurrículo dos autores;

* Rodapé com autorização para publicação, quando forem usadas fotos de pessoas ou instituições que possam ser identificadas.

- CATEGORIA 4 - PÔSTERES BASEADOS EM ARTE E PSICODRAMA:

Esta categoria visa oportunizar a divulgação de trabalhos de arte de psicodramatistas:

* Título;

* Abaixo do título o nome do autor;

* Introdução apresentando a ideia do trabalho e os objetivos;

* Desenvolvimento - incluir os procedimentos metodológicos, teoria, resultados/discussão e conclusões (fotos, quando necessário). No trabalho artístico somente incluir introdução, objetivos, uma justificativa teórica (explicando a relação com o psicodrama), fotos, vídeos e um conceito ou tema central;

* Referências principais mínimas;

* Rodapé com minicurrículo do autor;

* Rodapé com autorização para publicação, quando forem usadas fotos de pessoas ou instituições que possam ser identificadas.


- ESCRITOS PSICODRAMÁTICOS - CONCORRENTES AO PRÊMIO FEBRAP

Alunos em formação do nível 1 e profissionais com Habilitação FEBRAP (níveis I, II ou III).
Categorias:

1. Artigo inédito de autoria de aluno nível I (ainda cursando).

2. Artigo inédito de alunos nos Níveis II e III (ainda cursando) e/ou titulados de nível I com até 05 anos de conclusão.

3. Artigo inédito de autoria de psicodramatistas com mais de 05 anos de titulação.

4. Produção Artística - fotos, esculturas, desenhos, poesias ou prosas que expressem artisticamente conceitos ou ideias morenianas. O texto deve apresentar consistência teórica para respaldar a arte.

5. Estudantes do nível 1.

Devem conter no mínimo 8 (oito) páginas, que correspondem a 16.250 caracteres com espaço, e no máximo 15 (quinze) páginas, que correspondem a 42.000 caracteres com espaço. O número de páginas inclui referências e resumo.

* Título em português com máximo de 100 caracteres (até 12 palavras);

* Escolher a modalidade de apresentação (virtual ou presencial);

* Resumo com no máximo 120 (cento e vinte) palavras;

* 3 a 5 palavras chave;

* Introdução com objetivos geral e específicos;

* Desenvolvimento do tema (metodologia, resultados e discussão), destacando-se os subtítulos, quando possível;

* Considerações finais ou conclusões;

* Referências;

* TCLE - Termo de Consentimento Livre e esclarecido, quando necessário;

* Equipamentos necessários. (Obs: Facilitadores se responsabilizam por levarem materiais/recursos específicos - Não serão disponibilizados computadores no Congresso presencial);

* OBS: O arquivo em anonimato será encaminhado para avaliação da Comissão Científica, conforme as normas publicadas no Regulamento. O arquivo completo contendo os nomes dos autores será utilizado para divulgações e anais do Congresso.


- ESCRITOS PSICODRAMÁTICOS - NÃO CONCORRENTES AO PRÊMIO FEBRAP

Alunos em formação do nível 1 e profissionais com Habilitação FEBRAP (níveis I, II ou III).

Devem conter no mínimo 8 (oito) páginas, que correspondem a 16.250 caracteres com espaço, e no máximo 15 (quinze) páginas, que correspondem a 42.000 caracteres com espaço. O número de páginas inclui referências e resumo.

Alunos em formação do nível 1 e profissionais com Habilitação FEBRAP (níveis I, II ou III).

* Título em português com máximo de 100 caracteres (até 12 palavras);

* Escolher a modalidade de apresentação (virtual ou presencial);

* Autor(a) (es);

* Minicurrículo - no máximo 3 linhas;

* Resumo com no máximo 120 (cento e vinte) palavras;

* 3 a 5 palavras chave;

* Introdução com objetivos geral e específicos.*Desenvolvimento do tema (metodologia, resultados e discussão), destacando-se os subtítulos, quando possível;

* Considerações finais ou conclusões;

* Referências;

* TCLE - Termo de Consentimento Livre e esclarecido, quando necessário;

* Equipamentos necessários (obs: facilitadores se responsabilizam por levarem materiais/recursos específicos - Não serão disponibilizados computadores no Congresso presencial).



- EM CENA:

Atos socionômicos realizados a partir do tema do Congresso cujas intervenções são socioeducacionais podendo envolver a saúde, a educação, a cultura sociopolítica, o esporte, a espiritualidade, as instituições empresariais e o terceiro setor - realizados na comunidade brasileira, por meio das modalidades presencial e/ou virtual, no período de 1º de abril de 2022 a 30 de agosto de 2022. O Em Cena local ocorrerá nos dias que antecedem Congresso e durante o mesmo, na cidade de São Paulo.

* Nome do Proponente;

* Federada;

* Modalidade da Apresentação (virtual ou presencial).

- DADOS DA VIVÊNCIA do Em Cena:

* Diretor (a)(es);

* Ego Auxiliar;

* Registrador;

* Quem são os Participantes?;

* Local;

* Cidade;

* Duração (horas);

* Data de realização;

* Nº de Participantes;

* Foco da vivência (psicoterápico ou socioeducacional);

* Título;

* Tema;

* Objetivo;

* Desenho da Proposta.

- ETAPAS:

* Aquecimento;

* Dramatização;

* Compartilhamento;

* Principais resultados e desdobramentos relacionados ao tema do Congresso: Salto para o mundo em rede?;

* Processamento (incluindo os principais pontos teóricos e técnicos utilizados durante a intervenção);

* Referências;

* Se desejar, incluir arquivo com fotos do tipo power point (ppt).

Cybele M. R. Ramalho
Coordenadora da Comissão Científica do 23º CBP.


23º Congresso Brasileiro de Psicodrama

02 a 07 de setembro de 2022

Programação

Confira a programação do 23° Congresso Brasileiro de Psicodrama.

Inscrições

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Regulamentos

Confira os regulamentos do 23° Congresso Brasileiro de Psicodrama.