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Atividades da Grade Científica

 

Todas as propostas para apresentação e direção de atividades científicas deverão ser encaminhadas à Secretaria Executiva, até 09 de Dezembro de 2013, acompanhadas do comprovante de pagamento de inscrição; ficha de inscrição para a atividade científica; texto digitado no programa Microsoft-Word for Windows, tipo de letra: “Times New Roman”, corpo (tamanho de letra) 11, em papel A4 (210 x 297 mm). As margens devem ser: superior e inferior de 2,5cm e esquerda e direita de 3cm. O destaque de citações, trechos ou palavras deverá ser feito em itálico. O número de página inclui, referências bibliográficas, sinopse e notas de rodapé. Após a submissão de inscrição, os trabalhos não serão devolvidos e estarão automaticamente disponíveis para publicação nos Anais do 19º Congresso Brasileiro de Psicodrama, sendo a decisão de publicação da competência da Comissão Científica.

1ª. ATIVIDADE: MESAS REDONDAS

As Mesas Redondas poderão acontecer simultâneas com temas propostos pela Comissão. Como teremos três debatedores mais um coordenador, temos planejado inicialmente 14 Mesas Redondas, pois assim poderemos ter uma diversidade de temas e de pessoas. Cada expositor terá 20 min, perfazendo 1 hora de explanação e 1 hora para debates entre os expositores e a plateia.

O coordenador fará a apresentação dos debatedores, controlará o tempo e organizará os debates.

Temas sugeridos: Diversos nos eixos Clínico, Educacional, Social e Organizacional, tais como: Crianças – Adolescentes – Casais – Organizacional – Psicodrama em Instituições Sociais, Mulheres, Violência etc...

Veja o que há no Regulamento sobre essa atividade

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2ª. ATIVIDADE: AULAS

 Esta atividade já está detalhada como segue:

Veja o que há no Regulamento sobre essa atividade

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3ª. ATIVIDADE: VIVÊNCIAS SOCIODRAMÁTICAS

Esta atividade também está organizada como segue:

Serão oferecidas inicialmente 19 (dezenove) vivências simultâneas em horários conforme grade do Congresso, com a duração de duas horas e trinta minutos cada, incluindo o processamento.

Cada proposta de vivência, respeitadas as normas de inscrição do Congresso nessa modalidade, deve ter um foco, um tema ou um tópico específico e indicar o método sociodramático como forma de trabalho, o que possibilita a interação entre os participantes e a direção e/ou unidade funcional.

As propostas, bem como as  escolhas de diretores devem ser avaliadas pela Comissão Científica que avaliará buscando um critério de adequada distribuição entre as áreas educacional, psicoterápica, social e organizacional.

Veja o que há no Regulamento sobre essa atividade

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4ª. ATIVIDADE: CONVERSANDO SOBRE ( Compartilhando a prática)

Está prevista a oferta de 14 (catorze) destas atividades estando destinadas a proporcionar: a) ao Diretor: espaço para compartilhar e contribuir, apresentando êxitos, frustrações, possibilidades e dificuldades vivenciadas no cotidiano de sua prática; b) ao Público: espaço de cocriação e contato com novos modelos, através de vivência, reflexão e aprofundamento do papel profissional.

Direcionada a psicodramatistas níveis I, II e III, focos psicoterápico e socioeducacional.

Duração da atividade: 1 hora

Para inscrição nessa atividade, os interessados deverão encaminhar à Comissão Científica: Mini Curriculum, Tema, Resumo do Conteúdo (20 a 30 linhas), equipamentos necessários.

Veja o que há no Regulamento sobre essa atividade

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5ª. ATIVIDADE: CONVERSANDO COM ( A teoria em discussão)

Esta atividade não depende de inscrição de trabalhos e sim de convites da Comissão Científica.

Veja o que há no Regulamento sobre essa atividade

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6ª. ATIVIDADE: EM CENA

Esta atividade está assim desenhada:

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO PÔSTER DA COMUNIDADE EM CENA

1.)Três momentos
Primeiro Momento

Resumo: para constar na programação com o tema, um breve resumo, contendo os nomes da equipe e autores, com o aval da respectiva federada. Também deverá ser colocada a região onde foi realizada a experiência da comunidade do “Em Cena”, para a realização da leitura sociocultural no sociodrama de encerramento no 19º CBP.

Segundo Momento:

A confecção dos Pôsteres para apresentação no 19º Congresso Brasileiro de Psicodrama:

Terceiro Momento:

Sociodrama das atividades apresentadas na Comunidade do “Em Cena”, para averiguar a configuração sociocultural e educacional da aplicabilidade do sociopsicodrama brasileiro, e, divulgar a ampliação da proposta da Comunidade em Cena.

2. Certificado: Os autores receberão o certificado de participação do pôster(s) e da participação no sociodrama de integração da Comunidade do “Em Cena”.

Veja o que há no Regulamento sobre essa atividade

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7ª. ATIVIDADE: PÔSTERES

Esta atividade está definida conforme consta do Regulamento.

9.1. Resumo gráfico-visual de trabalho desenvolvido ou em desenvolvimento a ser apresentado em espaço determinado nas instalações do Congresso, cujo objetivo principal é agregar os diferentes trabalhos tanto de alunos quanto de professores psicodramatistas já formados, bem como permitir que trabalhos desenvolvidos em equipes multiprofissionais ganhem visibilidade no Congresso.

9.2. Haverá um horário determinado no Congresso quando, pelo menos um autor de cada pôster, deverá ficar a disposição junto ao seu trabalho para conversar com os congressistas que se interessarem pelo tema.

9.3. Durante este tempo de apresentação dos pôsteres, uma comissão avaliará os trabalhos e definirá 2 (dois) de cada categoria para receber uma menção honrosa.

9.4. A relação dos premiados será publicada em um dos números da Revista Brasileira de Psicodrama, constando nome(s) do(s) autor(es) e título do trabalho.

9.5. A comissão avaliadora dos pôsteres será escolhida pela Comissão Científica do Congresso e terá profissionais de diversas áreas de atuação do Psicodrama.

9.6. Os trabalhos deverão ser encaminhados à Comissão Científica, contendo:

9.7. Os trabalhos serão selecionados pela Comissão Científica.

9.8. A exposição dos Pôsteres selecionados terá a duração de um dia. Cada autor deverá permanecer junto a seu trabalho para dar as explicações suscitadas no período determinado pela Comissão Científica.

9.9. Caberá a cada autor montar e desmontar a exposição de seu trabalho. O Congresso não se responsabilizará por pôsteres deixados após o período de exposição.

9.10. Os Autores deverão determinar, no momento da submissão do trabalho, a que categoria pretendem concorrer dentre as 4 (quatro) abaixo:

- Categoria 1: Pôsteres baseados em TCCs - trabalho de conclusão de curso de formação em Sociopsicodrama.
Orientação para autores: Título do trabalho. Abaixo do título o nome do aluno autor do TCC. Em seguida, o nome do orientador do trabalho. Nesta modalidade só poderá haver dois autores. Pequena introdução apresentando a ideia do trabalho. Depois a metodologia utilizada e o desenvolvimento do TCC. Discussão e conclusões. Por fim, uma bibliografia principal mínima. Como nota de rodapé um minicurriculo do aluno e do orientador (TCC nível 1 ou 2 ou 3 e formação acadêmica, por exemplo psicólogo, pedagogo, médico, etc.)

- Categoria 2: Pôsteres baseados em pesquisa concluída ou em andamento
Orientação para autores: Título da pesquisa. Abaixo do título os nomes dos autores por ordem de importância na pesquisa, sendo que necessariamente pelo menos dois terão que ser congressistas inscritos. No máximo, seis autores. Introdução apresentando a investigação, seguida da metodologia e desenvolvimento. Discussão do trabalho até onde foi feito. Conclusão, quando já terminada. Bibliografia mínima. Rodapé com minicurrículo dos autores (ver instruções na seção correspondente).

- Categoria 3: Pôsteres baseados em Trabalhos práticos desenvolvidos ou em desenvolvimento
Orientação para autor(es): Título do trabalho. Abaixo nome(es) do(s) autor(es), no máximo seis autores , sendo que dois terão que ser congressistas. Introdução apresentando o trabalho, seguido de metodologia usada e desenvolvimento. Reflexões da equipe sobre a proposta. Ilustrações quando fotos de pessoas com possíveis identificações deverão constar no rodapé que possuem autorização para publicação. Minicurrículo dos autores no rodapé.

- Categoria 4: Pôsteres baseados em Arte e Psicodrama
Orientação para autor(es): Esta seção visa oportunizar a divulgação de trabalhos de arte dos psicodramatistas . Titulo do trabalho. Abaixo nome(es) dos autores. Introdução apresentando o trabalho de Arte e Psicodrama. Fotos de pessoas identificáveis deverão constar no rodapé “autorização para publicação”. Esculturas e outros trabalhos com volume que os autores queiram levar deverá ser comunicado no ato da inscrição para que a Comissão providencie lugar especial para objeto.

8ª. ATIVIDADE: ESCRITOS PSICODRMÁTICOS

Esta atividade está regulamentada, conforme segue.

REGULAMENTO DO PRÊMIO FEBRAP 2014

19° CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICODRAMA

1. O PRÊMIO FEBRAP 2014 do 19° CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICODRAMA será regido pelo presente regulamento, que se encontra arquivado sob o nº. no Cartório de Títulos e Documentos da Capital de São Paulo (SP), na rua, nº. , cabendo à Comissão Julgadora, por maioria, a decisão dos casos omissos.

2. Serão considerados automaticamente candidatos ao Prêmio Febrap 2014 todos os estudantes de Psicodrama e psicodramatistas federados inscritos no 19º Congresso Brasileiro de Psicodrama que enviarem os respectivos trabalhos completos (ensaios ou produções artísticas).

3. Entende-se por ensaio: “Um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema, sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico. (Wikipédia)”

4. Entende-se por produção artística: fotos, esculturas, desenhos, poesias ou prosas que expressem artisticamente conceitos ou ideias morenianas.

5. Os autores que, por qualquer razão, não desejarem concorrer ao PRÊMIO FEBRAP 2014, deverão explicitar o seu NÃO CONSENTIMENTO.

6. Não poderão concorrer ao PRÊMIO FEBRAP 2014 os membros convidados pela Comissão Científica para serem pareceristas e aceitaram.

7. Os autores dos trabalhos completos se inscreverão sem qualquer pseudônimo, sabendo que eles serão avaliados pelo conteúdo do trabalho apresentado, sendo que a banca examinadora receberá todos os trabalhos SEM IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR. (Os dados de autoria dos trabalhos serão omitidos)

8. No corpo do trabalho escrito não deve aparecer nenhuma identificação do autor, para que seja avaliado sem ser identificado.

9. Os vencedores do PRÊMIO FEBRAP 2014 serão anunciados logo após a cerimônia de abertura do Congresso.

10. A Comissão Cientifica convidará uma equipe responsável pela avaliação do PRÊMIO FEBRAP 2014, composta de um coordenador e pareceristas convidados.

11. A banca de avaliação dará nota e avaliará por escrito os trabalhos.

12. A banca de avaliação deverá avaliar os trabalhos levando em conta:

a) A priorização do referencial moreniano,

b) a originalidade, e

c) o investimento no sentido de explorar o tema a que se propôs com consistência e profundidade.

13. Serão 04 (quatro) prêmios no valor de R$1.000,00 (um mil reais) cada um, para o autor ou grupo de autores da melhor produção apresentada em forma de:

14. Ensaio de autoria de aluno nível I (ainda cursando).

15. Ensaio de autoria de alunos nos Níveis II e III (ainda cursando) e/ou titulados nível I com até 05 anos de conclusão.

16. Ensaio de autoria de psicodramatistas com mais de 05 anos de titulação.

17. Produção artística.

18. Os dois melhores ensaios serão apresentados pelo autor (ou autores) em uma Mesa Redonda.

19. A melhor produção artística será apresentada sob a forma de pôster.

20. Os ensaios premiados serão publicados na Revista Brasileira de Psicodrama, desde que se responsabilizem por eventuais adaptações no texto necessárias para atender aos critérios de publicação específicos da RBP. 

21. Os demais concorrentes que tiverem nota acima de 2,5 de média terão seus trabalhos publicados no site da Febrap – www.febrap.org.br.

22. Os autores terão acesso aos pareceres emitidos pela equipe de pareceristas que avaliaram seu trabalho, porém sem a identificação do avaliador. Apenas o conteúdo do parecer será divulgado.

23. A banca de avaliação terá inteira liberdade na escolha dos trabalhos, sendo as decisões soberanas. Os prêmios são para os primeiros colocados para cada uma das 4 (quatro) produções, segundo notas e avaliações por escrito da banca examinadora.

O que há no Regulamento sobre essa atividade:

10. ESCRITOS PSICODRAMÁTICOS

10.1. Apresentação de produção teórica ou prática relacionada ao Psicodrama.
10.2. Esta atividade terá um coordenador e o expositor.
10.3. O coordenador será escolhido pela Comissão Científica entre os indicados pelas Federadas.
10.4. O coordenador fará a abertura e fechamento da atividade, controlará o tempo e incentivará o debate entre expositor e plateia.
10.5. Os trabalhos serão selecionados pela Comissão Científica. Os mesmos deverão ser enviados até o prazo estipulado neste Regulamento. É necessário atender aos critérios de exigência expostos neste documento.
10.6. Os trabalhos inscritos nesta modalidade estarão participando automaticamente do Concurso “Prêmio FEBRAP” desde que cumpram os critérios do Regulamento específico do Concurso (anexo), ou com a opção expressa do autor de NÃO CONSENTIMENTO em participar. Regulamento em Português | Reglamento en español
10.7. Descrição do modelo: O texto do trabalho deve ser digitado no programa "Microsoft Windows - Word" (versão de 97-2003 ou mais recente), entrelinha automática, tipo de letra: "Times New Roman”, tamanho de letra 11 e conter no mínimo 5 (cinco) e no máximo 15(quinze) páginas, em papel A4 (210 x 297 mm). As margens devem ser: superior e inferior de 2,5 cm e esquerda e direita de 3,0cm. O destaque de citações, trechos ou palavras deverá ser feito em itálico, deixando o negrito para situações especiais. O número de páginas inclui referências bibliográficas, sinopse e notas de rodapé. O trabalho deve iniciar com um cabeçalho contendo: título, subtítulo e pseudônimo do autor. Abaixo do cabeçalho, colocar uma sinopse (resumo), com no máximo 50 (cinquenta) palavras. O corpo de qualquer artigo será dividido em três partes: Introdução, Desenvolvimento do Tema e Considerações Finais ou Conclusões, destacando-se os subtítulos, quando possível.
10.8.O tempo desta atividade será de 01(uma) hora, sendo 30(trinta) minutos para exposição e 30 (trinta) minutos para debate.



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